Transporte aéreo e sua globalização

Você já utilizou um transporte aéreo ?

Seja de cargas, ou de pessoas, a globalização do transporte aéreo é sem dúvida um fato que convivemos na atualidade.

O Transporte Aéreo é uma modalidade de transporte realizado pelo ar, através de veículos como os aviões, helicópteros, balões, dirigíveis, teleféricos, dentre outros. 

Esse tipo de transporte é utilizado para transportar cargas e pessoas, sendo considerado um dos transportes mais seguros. 

Seu uso foi intensificado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e atualmente é um dos transportes mais utilizados no mundo.

A invenção da aeronave no início do século XX, foi atribuída ao brasileiro Santos Dumont, o “Pai da Aviação”, e desde então, os transportes aéreos se desenvolveram no mundo exponencialmente.

Voar sempre foi um dos grandes sonhos da humanidade. 

As primeiras menções ao voo constam da mitologia com Ícaro e seu pai Deadolos, seguido dos estudos de Leonardo da Vince. 

Primeiro vieram os balões, no final do século XVIII, que ganhavam os céus graças à utilização de gases mais leves que o ar, como hidrogênio e hélio. 

Em 1900, o conde alemão Ferdinand von Zeppelin ia mais além, inventou o zepelim, um enorme dirigível, feito de metal e cheio de hidrogênio.

Quais são as vantagens ?


Apesar de percorrer grandes distâncias (nacionais e internacionais) em tempo reduzido, o transporte aéreo não é muito indicado para transportar grandes cargas. 

De tal modo, é indicado para transportar cargas pouco volumosas, sendo utilizado geralmente para transportes de produtos perecíveis, cargas urgentes e objetos valiosos.

Outra desvantagem do transporte aéreo são os altos custos de manutenção, implementação, fretes e combustíveis em relação aos outros meios de transportes.

Além disso, o crescimento das empresas de transportes aéreos no mundo, a competitividade entre elas e a modernização dos aviões, tem levado ao aumento do trânsito aéreo bem como a superlotação de muitos aeroportos.

fonte

https://brasilescola.uol.com.br/

https://pt.wikipedia.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat