Aviação Agrícola – O que significa ?

Você sabe o que significa Aviação Agrícola ?

A aviação agrícola é uma parte fundamental na aviação civil, com responsabilidades extremamentes importantes para manter o bem estar dos campos de plantação espalhadas pelo Brasil.

O espaço agrário brasileiro passou por intensas transformações nas últimas décadas, com efeitos sobre sua paisagem, funções e conteúdos. 

Tais mudanças estão atreladas à modernização da estrutura produtiva do campo, que se constitui numa desigual apropriação e uso dos territórios pelos produtores rurais e de inserção de inovações tecnológicas

A Aviação Agrícola é parte fundamental da aviação civil no Brasil. Sua frota, atualmente, tem crescimento médio de 5% ao ano e soma cerca de 2035 aeronaves, em 2016. 

As operações requerem habilidade do piloto e manutenção constante das aeronaves, esses motivos têm feito a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promover ações periódicas com vistas a desenvolver as melhores práticas para o setor.

O crescimento da produção agrícola brasileira nos últimos anos tem impulsionado um elemento cada vez mais presente nas fazendas brasileiras: o avião. 

Especialmente nas grandes propriedades, este equipamento tem se mostrado um aliado quando o assunto é aumentar a velocidade e a eficiência no manejo da lavoura, o que resulta em um ganho de produtividade. 

Após um estudo detalhado das necessidades da plantação, levando em conta a cultura, pragas e a etapa da planta é criada a receita da calda, que é o resumo dos produtos a serem aplicados.

Normalmente essa etapa é feita por um engenheiro agrônomo ou responsável técnico. 

Importantes vantagens dessa área

A aviação agrícola permite uma aplicação muito mais rápida que os meios tradicionais. 

Além disso, na detecção de qualquer doença ou praga é muito mais prático realizar o tratamento de toda a lavoura em um curto período de tempo.

O rendimento de uma aeronave varia principalmente em função do clima, do terreno e do volume por hectare, podendo variar entre 70 e 100 hectares/hora

fonte

https://www.anac.gov.br/

https://www.gazetadopovo.com.br/

https://www.agrolink.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat